Guarapuava apresenta verdadeiros cartões postais em termos de paisagens a contar da Serra da Esperança
Para o turista que chega desde a capital Curitiba em direção a Foz do Iguaçu através da BR 277 também reconhecida como Corredor Internacional do Mercosul, o turista poderá encontrar um mirante e obter uma das mais fascinante visões do famoso Morro do Chapéu que marca na divisa dos municípios de Guarapuava e Prudentópolis com sua natureza extremamente verde, na que se especula com diversos relatos sobre sua gigantesca estrutura natural.
Quando o visitante chega a Guarapuava já começa sentir na pela a grande diferença com qualquer outra cidade, ao aproveitar de conhecer em pleno centro da cidade o lindíssimo Parque do Lago que inclui uma série de atrativos para adultos e crianças, a começar por uma via asfaltada bordeando todo o lugar, especial para pedestres, os que fazem suas praticas esportivas ou caminhadas diárias, também existem lindas áreas verdes que podem ser aproveitadas para o descanso, enquanto quadras de futebol, uma pista de skate e outros espaços para diversas modalidades fazem a alegria dos amantes dos diversos esportes.
Outro ponto de interesse turístico de Guarapuava é sem duvida alguma o Parque do Jordão, onde as pessoas podem desfrutar de um espetáculo de natureza extremamente interessante, lugar de união de alguns dos mais lindos e importantes rios do município que na sua travessia formam várias cachoeiras muito bonitas. Uma ponte antiga normalmente permite observar a passagem do trem, que vai desde Paranaguá a Cascavel, passando pela cidade.
Guarapuava também apresenta um cenário fantástico e único para a prática dos esportes do turismo de aventura, dentre deles trilhas naturais que com destaque para o Vale do Jordão, onde o espetáculo de grande natureza deixa satisfeito ao mais exigentes dos amantes do "Jeep no Mato" que a cada ano atrai mais pessoas para completar as ingrimes trilhas naturais da serra.
De volta ao centro de Guarapuava em apenas uns cinco ou sete minutos desde o Vale do Jordão, encontramos a famosa "Lagoa das Lágrimas", com um espaço único de grande beleza, com áreas de um natureza harmônica, jardins arborizados e floridos que se estende ao redor da lagoa incluindo as delicias dos pedalinhos cruzado a lagoa. Este maravilhoso lugar que serve como cenário fotográficos de casamentos e para namorados, é envolvido por interessantes episódios históricos e lendas, que tem a ver com a constituição da lagoa.
Contam os antigos que em uma aldeia kangangue, perto da Serra da Esperança, nasceu uma linda menina índia pela qual seu pai, cacique guerreiro, de tanta felicidade derramou lágrimas e lhe deu a sua filha o nome de Ara Essay que em tupi significa "lágrima que cai". Ela cresceu, e se enamorou de um jovem chefe guerreiro, mas sua tribo teve de enfrentar os inimigos e na época as mulheres durante os combates eram levadas a locais seguros nos Campos de Guarapuava. Passaram os dias e seu noivo nunca mais voltou e a princesa índia desolada, chorou a perda do seu amado por longo tempo. Diz a lenda que aí onde as lágrimas caiam no chão começou a banhar o lugar, brotando uma fonte na forma de uma grande lágrima. Outro relato fantástico relaciona que abaixo das águas da lagoa existe uma cobra gigante que sua cabeça esta onde se encontra atualmente a catedral e o dia que ela acordar derrubará prédios e acabará com a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário